Conseguir desbancar milhares de concorrentes é a primeira vitória rumo à aprovação em um concurso público. A concorrência é grande com tanta gente em busca dos bons salários e da estabilidade da carreira pública. Fique atendo e aprenda com as atitudes dos aprovados em concursos públicos.
É preciso muita preparação, pois a disputa é acirrada. Em carreiras jurídicas, por exemplo, o índice de acertos dos aprovados chega a 80%, na magistratura estadual é de 81% e no Ministério Público estadual é de 79%.
Mas como chegar lá? Segundo especialistas, não é preciso ser um gênio para conseguir. No entanto, alguns aspectos são mais comuns ao perfil do concurseiro que é bem-sucedido. Não se trata de regra máxima. Segundo Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, é possível fazer ajustes para suprir deficiências em um ou outro aspecto.
“A beleza do concurso público é essa de que uma coisa pode ser compensada pela outra”, diz. O tempo exíguo de estudo diário é compensado por um período maior de preparação, por exemplo. E, mesmo que cada caso mereça ser avaliado separadamente, veja o que os aprovados, em geral, têm em comum durante o tempo de preparação:
- 1. Objetivos bem traçados
- 2. Perseverança
- 3. Estudo antes da publicação do edital, chegam a se preparar dois anos antes
- 4. Apoio na preparação, com variados materiais de estudo
- 5. Percepção do perfil da banca examinadora
- 6. Resolução de simulados e exercícios
- 7. Organização
- 8. Local de estudos bem selecionados
Fonte: Exame
Facebook Comments