Uma pesquisa da Universidade Thomas Jefferson, nos Estados Unidos, indica que suplementos diários de vitamina D reduzem os níveis de colesterol “ruim” (LDL) na corrente sanguínea e contribuem para prevenção de doenças do coração. Processo que pode beneficiar mulheres após a menopausa, fase em que risco de doenças cardíacas costuma aumentar.

Para o estudo, foram selecionadas 576 mulheres que já haviam passado pela menopausa. As participantes tomaram suplementos que combinavam vitamina D e cálcio e ingeriram doses de placebo todos os dias, no período de dois anos. Os pesquisadores coletaram ainda, no início e no final da pesquisa, amostras de sangue das mulheres para analisar seus níveis de colesterol.


Após ajustar os resultados em relação a outros fatores de risco ao coração, como tabagismo e consumo de álcool, a equipe descobriu que as mulheres que ingeriram vitamina D apresentaram uma pequena, porém notável redução nos níveis de LDL. O mesmo benefício não foi observado nas participantes do grupo do placebo.

Fonte: Veja