“Expertise em Aprender”. Esse é o título do livro do escritor Fernando Jucá que revela o que diferencia os executivos que aprendem mais rápido dos outros profissionais. “Os que sabem aprender fazem carreiras mais dinâmicas, ricas, prazerosas e chegam aos mais altos cargos corporativos. E o primeiro passo é reconhecer as oportunidades de aprendizado”, diz o autor.

A importância de saber aprender é uma habilidade cada vez mais valorizada em tempos de avalanche de informações e de surgimento de novas tecnologias e ferramentas. Jucá explica que depois de reconhecer as oportunidades de aprendizado, as pessoas que aprendem mais rápido, traçam objetivos específicos de desenvolvimento pessoal.

O livro apresenta uma pesquisa que aponta o que os profissionais com a expertise em aprender faziam de diferente dos outros. Como resultado, o autor elaborou um modelo de ação geralmente adotado por quem se destaca no que diz respeito ao aprendizado. “O grande segredo dos melhores profissionais”, comenta Jucá.

A seguir, algumas dicas que as pessoas que aprendem mais rápido fazem de diferente dos outros:


  1. Humildade e objetivos: Tenha humildade para aprender o que não sabe. Reaprenda sob nova perspectiva aquilo de que já sabe. Sempre reveja conceitos e convicções.
  2. Procure novas experiências. Seja proativo e busque diferentes tipos de desafios em sua carreira. Pesquise, discute e questione pessoas a sua volta.
  3. Pensamento crítico. Aprenda e reflita acerca das novas experiências, extraindo princípios gerais e fazendo novas conexões.
  4. Mudança de comportamento: consolide o aprendizado a partir da prática.

Fonte: Exame