Praticamente metade dos brasileiros está acima do peso. O levantamento do Ministério da Saúde mostra que 48,1% da população tem sobrepeso. Em 2006, a taxa estava em 42,7%. A parcela de adultos considerados obesos passou de 13,9% em 2009 para 15% em 2010. Se a média de crescimento continuar, em 13 anos o Brasil terá um índice de obesidade igual ao dos Estados Unidos, onde o problema é tratado como epidemia.

A pesquisa constatou também os fatores que influenciam o aumento de pessoas gordinhas foi que 28% da população gastam mais de três horas diárias diante da televisão, enquanto apenas 14,9% praticam atividades físicas regularmente.


A má alimentação é outra razão apontada para o aumento da obesidade. Apenas 18,2% dos brasileiros adultos consomem a quantidade adequada de frutas e hortaliças, de acordo com o Ministério da Saúde. E 28% bebem refrigerantes ao menos cinco dias na semana. As conclusões da pesquisa devem ser usadas para orientar a formulação de políticas públicas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Veja