Tensão pré-menstrual. O terror das mulheres. Dor de cabeça, inchaço, ansiedade, compulsão alimentar… A seguir, confira uma lista de alimentos que podem amenizar ou até mesmo eliminar os sintomas da TPM.

Ansiedade – Corte a cafeína, encontrada no cafezinho, no chá mate, nos energéticos e refrigerantes. Ela estimula o sistema nervoso e aumenta a tensão. A falta de vitamina B6, presente em carnes, banana, lentilha e batata, também deixa as pessoas mais sensíveis.

Dor nas mamas – Não é apenas a retenção de líquido que é inimiga dos seus seios. A gordura saturada também potencializa a inflamação das glândulas da região. Por isso, elimine o leite integral, carne vermelha e manteiga. Já outros tipos de gordura, como o ômega 3, têm um efeito protetor. Consuma peixes, como salmão e atum, azeite, abacate e linhaça.

Inchaço – Evite alimentos com sódio, como o sal de cozinha, shoyu, em conserva, queijos salgados, embutidos, tipo a mortadela e o salame. Invista em diuréticos e folhas verdes, melancia e melão contêm magnésio e potássio que ajudam o corpo a eliminar mais urina (e sódio). Os integrais, como arroz e pão, possuem fibras que melhoram o funcionamento do intestino e o desconforto. Outras boas escolhas: água de coco e chá de cavalinha.


Cólica – Mulheres que têm uma dieta rica em cálcio, encontrados no leite desnatado, soja, milho, aveia e avelã, sofrem menos de cólica. Esse componente ajuda a relaxar a musculatura, inclusive a do útero e ainda diminui o estresse e a agitação.

Compulsão Alimentar – Durante a TPM, os níveis da serotonina (hormônio responsável pelo prazer) diminuem, gerando depressão e uma vontade de comer sem fim. Para estimular a secreção da serotonina consuma três nutrientes: triptofano, magnésio e vitamina B6, encontrados na banana, no ovo, no iogurte desnatado, no salmão, no abacate e na cenoura. Dica. Oleaginosas como castanhas, avelã e pistache dão sensação de saciedade.

Bebidas alcoólicas – O álcool pode causar hipoglicemia e aumentar a perda de nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico. Fuga dele. Ele pode influenciar na quantidade de cálcio, magnésio e vitamina B no nosso organismo, pois sobrecarrega o fígado. Detalhe, o álcool também faz você ficar inchada, pois precisa de água para ser absorvido.

Fonte: Women’s Health