Qual a receita para manter a calma e crescer na carreira, criando um novo jeito de trabalhar? Segundo a International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), pelo menos 70% dos brasileiros estão estressados, em grande parte devido ao trabalho. Para especialistas a solução é criar um novo jeito de ser e aprender a sair de cenários prejudiciais. A seguir, confira três segredos dos profissionais que não se abala.

1. Para quem está trabalhando demais – Reconhecer e festejar as próprias conquistas é um bom caminho para diminuir o cansaço causado pelo excesso de trabalho. O esgotamento físico e mental tem muito a ver com a maneira como olhamos o nosso dia. Se você percebe quanto foi produtivo e se alegra com isso, vai ficar mais satisfeito e energizado, favorecendo o equilíbrio do organismo.

2. Para quem convive com colegas perigosos – Em primeiro lugar, você deve desenvolver a crença de que pode, sim, enfrentar as adversidades. Talvez alguém fale mal de você pelas costas e quer prejudicá-lo a qualquer custo. Uma ideia é conversar com ele e dizer que espera poder fazer uma parceria profissional com ele. Quem teme se afirmar diante do outro dificilmente consegue se posicionar de maneira enérgica numa situação de pressões e fofocas.


3. Para quem é autônomo e precisa ganhar clientes – Para quem é autônomo, é um grande desafio lidar com a ambiguidade do mercado, afetado pela economia e também pela volatilidade dos clientes. Muitos mudam de ideia no meio do caminho e cancelam o que foi pedido. Aí, o pagamento que estava prometido vira pó.

O que fazer? Em primeiro lugar, nada de levar para o lado pessoal e achar que tem algo de errado com você. Ser otimista e lembrar que, se um trabalho caiu, outro vai aparecer ajuda a deixá-lo mais tranquilo. Mas, claro, você precisa estar sempre em contato com muitos fregueses em potencial. Quanto ao dinheiro, para não ser pega de surpresa e entrar no vermelho, gaste só depois de o valor ter caído na sua conta.

Fonte: Revista Cláudia