Casar com a pessoa que você ama e fazer desta união um casamento feliz requer esforço e dedicação, de ambas as partes. Veja a seguir alguns conselhos simples – e preciosos – para um casamento feliz por toda a vida.

Mantenha a chama do romance acesa – Não importa quantos anos de relacionamento e intimidade vocês carregam na mala, o romance deve estar presente sempre, com a mesma intensidade dos primeiros meses de namoro. Mesmo com a correria do dia a dia, não esqueça de dizer o quanto você ama seu marido (ou sua mulher, para nossos homens leitores).

Não seja implicante – Dividir a vida com uma outra pessoa não é fácil, principalmente com aqueles detalhes meio chatos do cotidiano: pagar as contas, tarefas domésticas, levar filho na escola, etc, etc. Não caia na tentação de implicar com aquelas coisinhas insignificantes. Essas bobagens são pequenas, mas causam um grande desgaste no relacionamento.

Respeito mútuo, sempre – Para ter um casamento feliz e saudável, marido e mulher devem respeitar um ao outro e dar valor aos seus sentimentos. Nem sempre isso é fácil, já que cada pessoa é diferente da outra. Respeite também essas diferenças: de criação, de pensamento e até mesmo de valores. Essa é a base do amor!

Mantenha a comunicação: lúcida e honesta – Uma das chaves para um casamento feliz é a comunicação: sincera, honesta, lúcida, sem ironia. E ter uma boa comunicação significa que não devemos falar tudo o que vem à cabeça. Em momentos de raiva ou no meio da briga, controle-se. As palavras ferem, sim. Portanto, saiba medi-las.

Sem mentiras – Amor, confiança e lealdade são as bases de qualquer relacionamento, e estas três palavrinhas têm um papel importante para um casamento feliz. Mentir ou ocultar fatos pode te colocar em maus lençóis e gerar uma desconfiança desnecessária. Pense bem: você está dividindo sua vida inteira com outra pessoa. Porque não fazer da forma mais sincera possível?


Seja criativo – Manter a chama do romance acesa por muito e muito tempo é trabalhoso, mas não impossível. Para tanto, você vai precisar de uma boa dose de criatividade. Fazer algo diferente, que surpreenda seu parceiro, é uma das mágicas para um casamento feliz. Pode ser um jantar, uma viagem, uma lingerie nova, um passeio no parque ou um simples bilhete em cima da cama. Demonstre seu amor de diferentes formas!

Crítica construtiva – As pessoas têm seus lados positivos e negativos, e é isso que torna o mundo bonito e diversificado. Sim, você pode apontar para seu parceiro aquilo que não te agrada, de uma forma respeitosa e construtiva. Saiba, porém, que não podemos moldar uma pessoa segundo nosso ideal de perfeição…

Compromisso – É a palavra que melhor descreve um casamento. Lidar com o cotidiano da vida ao lado de uma pessoa diferente de você requer uma enorme persistência. E para isso criar um casamento feliz, você vai precisar de uma noção de compromisso muito grande. “Ajustar os ponteiros” do casal é o que faz uma relação saudável. E isso deve vir das duas partes.

Não se esqueça dos dias especiais – Em um casamento, todos os dias serão daquele jeitinho. A rotina faz parte, e é benéfica. Mas mais benéfico ainda é sair dela de vez em quando. Aproveitem as datas importantes na vida de vocês para curtir a união e surpreender um ao outro.

Divida as responsabilidades – Em um casamento feliz, homem e mulher têm suas responsabilidades e deveres divididas de forma justa e igualitária, assim nenhum se sente sobrecarregado. Encontre um equilíbrio, e terá bons (e muito melhores) resultados.

Fonte: casamentoclick.com.br