O bolo é uma das sobremesas caseiras mais comuns e conhecidas que existem. Para que todas as pessoas que são celíacas possam continuar saboreando este alimento delicioso, neste artigo de umComo.com.br trazemos uma receita muito simples e sem nada de glúten. Hoje em dia é muito fácil encontrar produtos sem glúten, o problema é seu preço elevado. Por isso, sempre recomendamos fazer você mesmo tudo o que for possível. Se quer saber como fazer um bolo sem glúten, continue lendo e descubra.

Tempo de preparação: Entre 45 e 60 minutos

Ingredientes

  • 250 g de farinha de arroz
  • 4 ovos
  • 125 ml de óleo de girassol
  • 200 g de açúcar
  • Essência de baunilha (a gosto)
  • 1 iogurte

  • 1 xícara de gaseificante
  • Chocolate (opcional)
  • Uma pitada de sal

Instruções

A primeira coisa que deve fazer para começar a preparar o bolo sem glúten é separar as gemas das claras dos ovos. Bata as claras em castelo e guarde para usá-las mais para frente. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Depois, adicione às gemas dos ovos o açúcar e a essência de baunilha e misture tudo muito bem. Você pode acrescentar a quantidade de baunilha que quiser, quanto mais você colocar mais sabor de baunilha terá. Quando tiver uma massa homogênea, adicione o óleo e continue mexendo. Com este último ingrediente deverá ter uma massa de bolo sem glúten um pouco mais líquida.

Agora adicione o iogurte à massa do bolo. O iogurte pode ser do sabor que você quiser, natural, de limão, de baunilha… Você só deve ter em consideração que, ao escolher um determinado sabor, esse será o sabor do bolo. Se também for intolerante à lactose use um iogurte de soja. Continue mexendo a massa do bolo para celíacos.

Quando estiver tudo bem misturado adicione a farinha de arroz e o gaseificante. Você também pode usar farinha de milho mas o resultado não será um bolo sem glúten tão fofo. Usamos gaseificante e não fermento porque é mais fácil de encontrar do que o fermento sem glúten. Mas se tiver fermento sem glúten, pode usar ao invés do gaseificante. Adicione a farinha pouco a pouco para que seja mais fácil de misturar tudo.

Agora, adicione as claras dos ovos que você bateu no passo 1 e integre à massa fazendo movimentos envolventes, como se estivesse fazendo uma espiral. Quando já tiver a massa pronta, unte uma forma com azeite ou polvilhe com farinha de arroz e coloque a massa do bolo sem glúten. Se quiser você pode picar um pouco de chocolate e adicionar à massa para que tenha pedacinhos dele.

Coloque a forma no forno pré-aquecido e asse durante 40 minutos aproximadamente. Quando já estiver pronto deixe esfriar e sirva. Como você pode ver, fazer bolo sem glúten não é nada complicado e os ingredientes são muito fáceis de encontrar. Você pode polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro por cima como decoração.

Fonte: Receita de Sara Viega (comida.umcomo.com.br)